Friday, July 10, 2009

Projetos de IUM que viram negócios

Todos os anos os alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE têm a oportunidade de criar vários projetos inovadores. Só na disciplina Interação Usuário Máquina (IUM) são realizados, em média, cinco projetos a cada semestre. Quando a ideia é fundamentada, o estudante passa a refletir por meio do que é dado na IUM, sobre o mercado, se é possível conseguir certo grau de aceitação do projeto. A visão de negócio ainda é superficial, porém já resulta na criação de novas empresas.

Uma dica do professor de IUM Alex Sandro Gomes do CIn para melhorar as articulações dos projetos é a maior integração entre as disciplinas do centro, gerando mais negócios idealizados pelos alunos. “As disciplinas do CIn, poderiam ter projetos ou temas em comum de tal forma que os alunos otimizassem o tempo. Por exemplo, modelagem de banco de dados, interação humano máquina, engenharia de software, a inteligência artificial poderiam utilizar o mesmo projeto que seria trabalhado com diferentes ênfases”, afirmou o professor.

O assunto escolhido pelos grupos é o requisito mais importante, considerado pelo professor Alex Sandro, pois é na orientação do tema que se investiga a visibilidade econômica e se haverá competição entre empresas. “Os projetos que se transformam em novos negócios são em torno de 10%, se não pelos próprios alunos, por outras pessoas. O interessante é que mesmo que aquele projeto não vá adiante, surgem negócios similares, porque o assunto é de interesse do mercado”, observa o professor Alex Sandro Gomes.

O Recife BEAT vem ajudando os alunos com a estruturação do negócio. Uma dica interessante para os alunos que desejam criar as próprias empresas é usar a pré-incubadora como cartão de visitas, tentado passar através dela a credibilidade que a nova empresa teria para atrair potenciais parceiros, investidores, empresários, incubadoras e até outras empresas em busca de parceria.


Texto: Isabel Oliveira Jordao do Amaral

Informações:
MSN:recifebeat@hotmail.com
Tel:81-21268430 Ramal:4081


Alexsandro Gomes
Coordenador
email:asg@cin.ufpe.br


Elisângela Henrique
Gerente-Recife BEAT
email:eph@cin.ufpe.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home